sexta-feira, 14 de março de 2008

AVANÇO DA DENGUE EM NOVA IGUAÇU PREOCUPA HABITANTES E MOBILIZA A IMPRENSA


FOI COM PESAR QUE ASSISTI REPORTAGEM NO RJTV/REDE GLOBO NO DIA 13/03 DESTACANDO O AVANÇO DA DENGUE NA MINHA CIDADE.CONFESSO QUE ESTOU PREOCUPADO E JA ESTOU TOMADO AS PROVIDENCIAS VISANDO AMENIZAR TAL DOENÇA ANTES QUE A MESMA SE TORNE UMA VERDADEIRA EPIDEMIA.
Depois da capital, a cidade que apresenta o maior número de casos é Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Por isso o RJ-Móvel esteve lá.
No Rio de Janeiro, 15.848 pessoas já tiveram dengue só este ano. A secretaria de saúde do município confirmou também 19 mortes. Em todo o estado, 33 pessoas morreram. Quase a metade é de crianças com menos de 13 anos.

A preocupação dos moradores e das autoridades pode ser comprovada pelos índices de casos de dengue no município. De janeiro até agora, foram 1.819 notificações, um número maior do que o registrado em todo o ano passado.

E em sete bairros, a taxa ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes, o que para o Ministério da Saúde já pode ser considerado surto da doença. Um desses bairros é o da Posse, um dos mais populosos da cidade.
Na casa de Maria Aparecida, a vistoria é diária. No quintal, nada de pratinhos com água nas plantas e as garrafas ficam sempre de cabeça para baixo.

Agora Rômulo de 8 anos ajuda a mãe na caça aos focos do mosquito. O estudante acaba de se recuperar da dengue e quer manter o aedes aegypti bem longe de casa.

“Fico olhando para ver se não há água parada. Se tiver, vou tirar”, conta o menino.
“Enquanto as pessoas não tomarem consciência de que tem que ser um hábito, infelizmente o problema não será sanado”, sabe Maria Aparecida.
A família Santos faz sua parte, mas do alto da casa encontramos um terreno abandonado na rua, uma preocupação a mais para os moradores, que temem pegar a doença de novo.
A Posse é o bairro que apresenta a situação mais preocupante em Nova Iguaçu. Dona Maria Alice já teve a doença duas vezes, a última foi no mês passado. Diz que faz campanha na rua para conscientizar os vizinhos.
“Gostaria que eles limpassem, que olhassem melhor, porque eles também têm filhos, têm netos, têm tudo. Então, eu acho que deveriam ter o cuidado de olhar”, acredita ela.
A prefeitura de Nova Iguaçu informou que vai reforçar a vistoria em bairros onde há mais incidência da doença e confirmou 737 casos de dengue.

Nenhum comentário: