ANUNCIE AGORA MESMO!

ANUNCIE AGORA MESMO!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

BANCO SANTANDER E ATÉ MESMO O ITAÚ ESTÃO DE SACANAGEM


SANTANDER SE RECUSA A RECEBER PAGAMENTO DE CONTA A NÃO CLIENTE E CONTRARIA BANCO CENTRAL.
É muito comum: depois de enfrentar uma longa fila para pagar uma simples conta, o caixa do banco se recusa a receber o pagamento. No mesmo ato o caixa orienta a pessoa a efetuar o pagamento no caixa eletrônico, em um correspondente bancário, em uma casa lotérica ou agência dos Correios.
Foi o que aconteceu com o jornalista Durval Goulart, 42 anos, morador de Miguel Couto em Nova Iguaçu.Ao se dirigir a agência do Banco Santander no centro do bairro pegou a senha de nº 370 com horário de chegada às 11:34 hs do dia 28/01 até que a agência não estava muito cheia após uns 20 minutos chegou minha vez ao chegar ao caixa apresentei a atendente minha conta de luz e um DAS ela logo me indagou se eu tinha conta no banco e eu claro respondi que não(fui no passado) para minha decepção a mesma disse que não podia então receber minha conta de luz e que podia apenas receber o DAS que quebraria meu galho.Questionei a atitude pois perguntei se ela estava baseada em que resolução do banco central a atendente não soube responder eu disse que aquilo é um absurdo pois deixam as pessoas na fila por muito tempo e só depois falar que não recebe pagamento de conta pra não cliente.Considerei isso um abuso e desrespeito pois além da perda de tempo causa constragimento as pessoas.E outra os bancos são instituições privadas mais com concessão pública.E quer dizer que quem é cliente é melhor daquele que não é?Soube que a mesma pratica esta ocorrendo nos outros dois bancos do bairro o Itaú e Bradesco.O que dá entender que isso deve esta acontecendo pelo pais a fora.Farei uma denuncia em vários orgãos inclusive ao ministério público.
Apesar de corriqueira, essa ação dos caixas é ilegal, conforme determinam algumas resoluções do Banco Central, que inclusive reafirma isso em seu site.
Art. 15º Às instituições referidas no art. 1º é vedado negar ou restringir, aos clientes e ao público usuário, atendimento pelos meios convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de atendimento alternativo ou eletrônico (Consolidação das Resoluções 2.878, de 26/07/2001, 2.892, de 27/09/2001, e da Circular 3.058, de 05/09/2001 do Banco Central do Brasil).
Então é certo afirmar que: “O banco não pode se recusar a receber pagamento em dinheiro no caixa de contas não vencidas”. Ou seja, o caixa somente pode recusar o recebimento se:
A conta estiver vencida e não permitir o pagamento após o vencimento; A conta permite o pagamento após o vencimento, mas esta foi emitida por um banco diferente daquele aonde queremos pagar a conta;O banco não ter convênio com a concessionária de serviços públicos ou órgão governamental para receber o pagamento.
Quanto a existência do convênio, se o banco aceitar pagamento da conta da concessionária para seus clientes, terá que aceitar para os não clientes também.
Art. 13º Na execução de serviços decorrentes de convênios, celebrados com outras entidades pelas instituições financeiras, é vedada a discriminação entre clientes e não-clientes, com relação ao horário e ao local de atendimento(Consolidação das Resoluções 2.878, de 26/07/2001, 2.892, de 27/09/2001, e da Circular 3.058, de 05/09/2001 do Banco Central do Brasil).
O que fazer se o caixa não aceitar o pagamento da conta?
O primeiro passo é solicitar a presença do gerente da agência, e relatar o ocorrido e sua ilegalidade. Se não resolver, ou a falta de tempo impedir esse passo, basta reclamar na Ouvidoria ou Onbudsman do Banco, ou direto na Ouvidoria do Banco Central: 0800-979-2345
Coloque na cabeça uma coisa essas mega instituições, só visam lucros e você que como eu somos apenas “CLIENTES” muitas vezes usados como massa de manobra.
“SISTEMA BANCARIO NO BRASILEIRO, CERTAMENTE É O QUARTO PODER DA NOSSA NAÇÃO”.

Nenhum comentário: