ANUNCIE AGORA MESMO!

ANUNCIE AGORA MESMO!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NÃO PODEMOS NOS ACOMODAR!

AME O PLANETA É PRECISO PRESERVAR!
*Durval Goulart
Mais um importante artigo para a conscientização mundial...Ultimamente temos recebido enxurradas de convocações para a questão do meio ambiente e a ecologia. Muitas pessoas e instituições estão tomando a iniciativa de, além de fazer algo pelo Planeta, também convocar a cidadania para as ações ecológicas. Que bom que chegamos neste nível de consciência planetária e ecológica. Podemos dizer que, até que em fim, estamos tomando consciência da problemática ambiental. Estamos nos despertando para a necessidade e importância de agir ecologicamente em favor da vida na Terra. Porém, existe algo um tanto quanto assustador nas chamadas ecológicas. Entre as contradições e armadilhas que podemos cair neste momento, uma delas é a ideia de que somos os salvadores da Terra.
Não são poucas as convocações nestes termos: “Vamos salvar o Planeta”. Mas, será que compete a nós seres humanos a missão de salvar a Terra? Será que temos o poder de salvar o Planeta? Somos realmente os salvadores da Terra? Achar que nós humanos somos os salvadores do Planeta Terra, não seria um pensamento meio prepotente? Pois, foi justamente a nossa prepotência que causou toda esta degradação que hoje estamos vendo, sentindo e sofrendo ao redor da Terra. Até parece que pretendemos usar o mesmo veneno maligno que tanto mal nos causou para, agora, fazer o bem.
Foi justamente nossa prepotência e arrogância, o nosso egoísmo que nos afastou da natureza e uns dos outros, criando desigualdades e destruição. Sentimo-nos donos de tudo o que existe no mundo. E além de ser donos das coisas, transformamos a natureza em propriedade. E aos poucos viemos nos apropriando dos bens naturais de forma completamente desigual. Muitos ficaram sem propriedade e também foram transformados em propriedades, sendo escravizados e oprimidos pelas próprias mãos humanas. Este espírito arrogante e dominador foi o que causou os estragos incalculáveis em nossa casa comum que é o Planeta Terra. Chegamos a um ponto extremo da degradação humana e ambiental. E percebemos claramente que é o mesmo sistema prepotente e dominador, o mesmo modelo de sociedade que causa a fome e a miséria humana, os conflitos e guerras entre pessoas e povos e a destruição do meio ambiente.
Acredito que não é questão de querer, pretender salvar o Planeta, mas permitir que a vida prossiga. Como diz o ditado que “muito ajuda quem pouco atrapalha”. Claro que a espécie humana é muito importante para a vida na Terra. Nossa missão não é apenas não atrapalhar, mas também fazer algo e podemos fazer muito. Porém, é preciso que estejamos desarmados de nossa histórica arrogância e prepotência que tanto mal causa à vida no Planeta Terra.Precisamos ser colaboradores da natureza que tem em si o poder de regeneração. A nossa colaboração é muito importante e a vida conta conosco. Por isso, vamos à luta! Temos muito a contribuir com a natureza, da qual somos parte.Envie seu email para sugerir outros temas: durvalgoulart@uol.com.br
*Durval Goulart é Colunista do Jornal Voz da Baixada, Ex-Diretor de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Belford Roxo e foi eleito em 2ºLugar como Personalidade Influente 2012 da Baixada Fluminense.

Nenhum comentário: