segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

DESCASO JA VEM DE GOVERNOS ANTERIORES


A Fazenda São Bernardino está em CHAMAS !!!
Acervo: IPAHB
Foto: Ney Alberto

A Fazenda São Bernardino com seu estilo neoclássico, inaugurada em 1875, pertenceu ao português Bernardino José de Souza e Melo. Essa grandiosa propriedade produzia café, açúcar, aguardente, farinha de mandioca, extraía madeira e exportava carvão. Tornou-se Patrimônio Artístico Nacional em 1951, que pela sua beleza, foi incluída no livro de Belas Artes do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
No início da década de 1980, de forma criminosa, em flagrante desrespeito ao passado do nosso povo, atearam-lhe fogo. Seu incêndio faz-nos lembrar o espírito que habitava a alma dos bárbaros, quando invadiram o Império Romano, povo desmemoriado e que destruíam tudo para roubar e saquear. Lamentamos ainda que tal fato, não foi feito pelo povo simples, mas por gente importante da NOVA Iguaçu, e que ainda se vangloria de ter o produto do saque ornamentando seus imóveis e enfeitando suas casas. Que fatos como esses nunca mais se repitam. Nós estamos vigilantes quanto ao legado histórico de nossa gente.
Hoje em ruínas, podemos contemplar a sua insofismável beleza de outrora, ainda encontramos vestígios das cavalariças, garagem para carruagens, estribaria, senzala, habitações para escravos domésticos, engenhos de cana e mandioca.
Está localizada num outeiro, de frente a uma alameda de palmeiras imperiais que se iniciava junto à Estação Ferroviária de São Bernardino, no ramal da E.F. Rio D'ouro, na localidade de Vila de Cava, em direção à Reserva Biológica de Tinguá e a menos de 1Km do centro urbano da Vila de Iguassú.

Nenhum comentário: