ANUNCIE AGORA MESMO!

ANUNCIE AGORA MESMO!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O EFEITO DEVASTADOR DAS DROGAS NA SOCIEDADE

Para o Jornalista *Durval Goulart deve ser feito um amplo trabalho de conscientização geral com campanhas de forma atuante e abrangente na midia, nas escolas e na sociedade em geral.

 Na década de sessenta as drogas e o seu uso indiscriminado tornou-se uma verdadeira epidemia entre os jovens daquela época, “o slogan: Sexo, Droga e Rock and holl” tornou-se uma febre entre os seus adeptos e angariou um número assustador de simpatizantes ao logo das décadas seguintes. Porém, o que podemos ver hoje como legado de uma época de inconsequências, tanto no cenário político quanto no social, é uma explosão globalizada do uso indevido dos mais incomuns e surreais tipos de drogas e alucinógenos que se possa imaginar.

Hoje a sociedade sente o peso dos efeitos catastróficos que o uso indevido e indiscriminado das drogas pode fazer a uma pessoa e a sua família. O balanço das consequências que, diga-se de passagem, mudou o curso da história da humanidade, é devastador e difícil de se reparar. Numa época de opressão e luta de classes pelos mais variados tipos de direitos a droga ganhou força entre as classes tornando-se um catalisador de coesão entre aqueles que defendiam uma causa em comum, até mesmo entre os intelectuais o seu uso passou ser aceito com naturalidade.

O período romântico da droga passou, se é que pode ser chamado assim, e o que vemos hoje é o terror nos olhos do usuário do “CRACK”, o suicídio nas atitudes desatinadas e inconsequentes dos usuários do “LSD” e do “ECTASY” (alucinógenos sintéticos que permanecem na corrente sanguínea por mais de cinco anos, causando lampejos de alucinações). O usuário começa na maioria dos casos pela MACONHA, passa pela COCAINA, a HEROINA, o RAXIXE e segue uma série de outras substâncias e termina de diversas formas, de vagando pelas ruas como indigentes vitimas de esquizofrenias e amnésias até internações em clinicas de desintoxicação ou manicômios psiquiátricos, e por fim à morte por fatores diversos associados ao vício.

Não deixemos nos enganar, o índice de consumo de drogas só faz aumentar alarmantemente e a forma mais segura de fazer com que as nossas crianças e os jovens se afastem delas é através da educação e orientação sem rodeios direcionadas para o ponto crucial expondo-lhes as consequências. Pais que ignoram essa realidade pensando que seus filhos estão protegidos cometem um grave erro, lançam seus filhos totalmente despreparados em um mundo desconhecido e cheio de armadilhas. Os aliciadores de menores estão por toda parte, estão nas portas das escolas, nos clubes, nas festas estudantis, na vizinhança e, por incrível que pareça, até mesmo dentro das próprias residências. O crime organizado não poupa ninguém, sua tendência é corromper alimentando um sistema paralelo patrocinado com o dinheiro dos usuários.

            Vivemos num mundo caótico e a droga é uma das principais vias de acesso ao crime. Ela altera o caráter e marginaliza o individuo que se exclui e é excluído do convívio social sadio e se coloca à margem da lei. Este é um apelo pela juventude, não vamos permitir que os nossos futuros profissionais, chefes de família e educadores se enveredem pelos caminhos obscuros das drogas. Embora exista uma legislação em vigor que prevê penalidades para a questão das substâncias que causam dependência física e psíquica, ainda é difícil imaginarmos quando isso irá terminar. A defesa segura que temos em mão no momento é a prevenção: protejam seus filhos e sua casa, esteja sempre alerta a tudo, o mal vem de onde menos se espera e um momento de distração pode por vidas a perder.Fica ai o alerta!

*Durval Goulart é Jornalista Profissional, Ambientalista e Juiz de Paz Eclesiástico.Email: durvalgoulart@uol.com.br

Nenhum comentário: